Teatro-A lenda da Oferta e da Estrela

Oi gente,vocês que adoram teatro na igreja,ainda podem encenar essa peça que é muito boa e facílima de ser encenada.Eu já realizei na igreja e foi muito bom.Fica aqui miinha dica.

Personagens:

Franz ( menino entre 10 e 12 anos )
Dois homens
Duas jovens
Dois jovens
Uma adolescente
Um adolescente

Um violinista

(Todos os personagens devem se trajar elegantemente; menos Franz que devera estar vestido de bermuda e, uma camiseta velha e calçado de chinelo)


O historiador devera decorar o texto e narrá-lo com vivacidade, expressando as emoções que a historia oferece.

Cenário
  • Arrumar o cenário como se estivessem numa floresta,
  • Construir um altar onde serão depositados os presentes,
  • Providenciar uma arvore de Natal bem grande sem enfeites, para que o menino se esconda por trás da mesma
Ato único
(Ao som de musicas tocado ao violino, bem suave, a fim de que não supere sua voz, o historiador entra e começa a contar a historia estando à frente da cortina que devera estar fechada)
Historiador –Era uma vez um garoto que se chamava Franz.Morava numa choupana humilde ao lado da grande e escura floresta,numa terra distante.Franz era pobre.De fato,nunca tivera bastante comida,nem roupas,e muito menos o calor do amor humano.Existiam tão poucos momentos alegres em sua vida,mas sempre dentro da profundeza de seu coração,ele tinha uma coisa que o tornava feliz.Todo ano havia um culto de Natal quando as pessoas da aldeia iam à floresta celebrar de maneira muito especial o nascimento de Cristo.Desejavam receber de Deus uma manifestação de que as suas ofertas,trazidas com sacrifício seriam aceitas..
Franz conhecia a lenda contada tantas vezes sobre o aparecimento de uma estrela numa véspera de Natal. A estrela estava num lugar baixinho,só um pouco acima das majestosas arvores da floresta.Não era uma estrela comum,pois sua luz,que enchia todo o céu parecia uma coisa viva que pulsava semelhantemente àquela que dirigia o caminho à manjedoura onde estava o menino Jesus.O povo do vale regozijava-se com o aparecimento da estrela,pois se sentia abençoado.Mas qual não foi sua surpresa quando,tão milagrosamente como o seu aparecimento,ela sumiu,e nunca mais foi vista por homem algum.Grande foi a lamentação,e cada adorador piedoso buscava saber em seu próprio coração se a culpa estava nele,e lutava por encontrar a falta de retidão ou o pecado que poderia ter causado a perda da luz celeste.
Os anos se passaram, e o povo teve a idéia de erguer um altar na floresta, no local onde avistara a estrela, e lá os adoradores colocariam seus presentes a Cristo, com a esperança de que houvesse entre eles uma oferta tão agradável a Deus, que novamente Ele daria a esse povo o privilegio de ver a estrela maravilhosa, com sua mensagem de paz.Então,nessa véspera de Natal,como sempre,Franz contemplou,à porta de sua casa,a chegada dos fieis,levando suas ofertas ao altar.Quando a longa fila acabou de passar,o menino a seguiu silenciosamente.Chegando ao altar,ele se escondeu atrás de um pinheiro,de onde acompanhou as orações dos cultuadores.( o violino para de tocar_(As cortinas vão sendo abertas lentamente,enquanto o historiador termina de falar)
Historiador-As pessoas se ajoelharam diante do altar e cantavam suavemente. Franz ajoelhou-se no seu lugar atrás do pinheiro,mas pode ouvir os cânticos de louvor e as orações feitas pelos peregrinos.
(Enquanto o violino toca, as pessoas vão se levantando e depositando o seu presente no altar).
Dirigente – Vamos agora solenemente entregar nossos presentes. Cada um devera colocar no altar seu tesouro de maior valor,pois temos a esperança de que se um desses for aceito por Deus,novamente a estrela possa brilhar.
Um senhor– Trago aqui os frutos de minha lavoura colhidos por meus empregados, não tenho duvidas que te agradarás.
(Deposita um cesto cheio de frutas no altar, olha pro céu esperando ver o brilho da estrela, mas como este não surge, sai cabisbaixo para perto dos outros adoradores.)
Uma jovem– (leva até o altar uma caixa bem grande, num embrulho bem bonito, e o deposita. Olha para o céu e não vê a estrela, então retorna ao seu lugar.)
Uma adolescente– (vai se levantando e falando):
-Estou trazendo aqui meus bichinhos de pelúcia foram supercaros, mas é só porque desejo avistar novamente o brilho daquela estrela.
(deposita os bichinhos de pelúcia no altar já olhando para o céu e sai falando e resmungando):
_ Poxa! A estrela não brilhou.
Um jovem (vai se levantando balançando as chaves do carro)
-Eis aqui as chaves de meu carro, não foi possível trazê-lo aqui bem no meio da floresta, mas ele é todo seu.
(Retorna ao seu lugar, pois percebe a ausência do brilho da estrela)
Uma senhora – Trago aqui estes presentes, frutos de minhas próprias mãos. (Coloca no altar toalhas bordadas,cortinas)
Outro senhor-(vai ate o altar, retira a carteira do bolso e deposita algum dinheiro e retorna para o seu lugar)
Adolescente – Ah!Eu trouxe a minha guitarra. Meus amigos todos queriam comprá-la.Eu ganhei outra novinha,é linda!Ah!Bem, como eu ia dizendo,eu não a vendi,preferi trazê-la para colocá-la no altar. (Olha para o céu e sai falando)-Ih!Não foi dessa vez.
A outra senhora – Desta vez eu resolvi colher estas lindas flores do meu jardim. É bem verdade que não enfeitei minha casa,mas tudo bem,esta sendo por uma causa justa(Fala com um rizinho e sai sem graça,ajeitando os cabelos)
Outra jovem (Vai falando cheia de soberba)
-Eu posso compreender o porquê de nenhum desses presentes ter sido aceito. (Fala olhando os presentes com desprezo)É devido ao valor insignificante de cada um deles.(Vai retirando as jóias do pescoço,braços e mãos.)Mesmo somando todos eles,não se aproximaria do valor das riquíssimas jóias que aqui deposito.
(Retira-se super sem graça ao observar que a estrela não brilhou.)
Historiador-(A musica do violino para de ser tocada e observa-se um profundo silencio, se possível neste momento diminuir as luzes, colocando o ambiente escuro)
Os adoradores olham para o céu na esperança de que a estrela maravilhosamente apresente o seu esplendor, mas observam que seus presentes não foram aceitos.
Dirigente-Nada feito, mais uma vez a estrela não apareceu!
Franz-(Quando o último presente for colocado no altar, o menino se levanta olhando ansioso para o céu à procura da estrela, e quando não a vê, se sente decepcionado, triste, e assim que o dirigente termina de falar, Franz começa a chorar)
Dirigente-(Segura Franz pelo braço e sacudindo-o rudemente fala):
-Como tiveste a coragem de interromper a cerimônia?Não sabes que nenhum olho pode assistir esse ritual senão aquele que traz sua oferta a Deus?Onde esta a sua oferta?
Franz (Fala como se estivesse chorando)
-Meu senhor, não tenho nenhum presente, pois sou pobre. Não tenho nada neste mundo que possa oferecer a Cristo,nada.
Dirigente (Mostrando-se triste com a sinceridade de Franz, fala pensativo)
-Alguma coisa precisas oferecer, não podes chegar aqui sem ao menos um presente. És pobre.Não tens nada.Hum…deixe-me ver o que podes oferecer.(Pensativo)Um presente…um presente.Ah,tu amas a Cristo?
Franz – Sim, meu senhor, eu o amo com todo o meu coração e toda a minha alma.
Dirigente-Então, meu filho, oferece-te a ti mesmo a Deus, aqui, diante do altar, diante deste grupo de adoradores. Dá o teu coração a Deus.
Franz-(O menino se ajoelha diante do altar e com muita alegria e sinceridade faz a seguinte oração):
-Nenhuma dádiva tenho eu, nada para te oferecer, nada para dar a meu Cristo, senão a minha própria vida.
Eis-me aqui, Senhor, pronto para fazer a Tua vontade. Eu te entrego estas duas mãos para o Teu serviço;estes dois pés para ir aonde quer que Tu me enviares;estes dois olhos para ver o serviço que Tu tens para mim;os meus lábios para falar do teu santo nome e anunciar em voz alta as tuas maravilhas e,é claro,para contar a outros a historia de Ti e de teu amor.
Toma a minha vida, Senhor Jesus. É tudo que tenho.
(Todos ficam em silencio até que percebem uma luz diferente. Colocar um forte foco de luz neste momento-e todos começam a falar, admirados)
Adoradores-Olhem!É a estrela!É a estrela!
(Todos os participantes olhando na mesma direção do brilho da estrela, admirados, sorrisos nos lábios, expressão de encantamento, param os movimentos como estão, enquanto o historiador termina de falar e fecham as cortinas)
Historiador-E para surpresa de todos, lá no lugar certo, brilhando como aquela na historia do primeiro Natal que gostamos de ouvir, iluminando a escuridão como uma luz celeste indescritível,estava a estrela tão almejada!Parecia ser a mesma estrela que iluminava o céu na planície onde os pastores guardavam os seus rebanhos.
Suavemente uma melodia era ouvida (violino) como se fosse a voz de anjos, e parecia que os adoradores tinham presenciado uma visitação de anjos, enquanto admiravam o esplendor da estrela.
Nem ouro nem jóias, nem riquezas incontáveis tinham causado o milagre. Foi o presente de Franz,o menino camponês,a maior oferta que se pode dar a Cristo-a dádiva da vida.
Lenda adaptada para teatro por Leila Ferreira Andrade
Fonte: Livro Programas especiais – Natal e Ano Novo-Publicação UFMBB
Pessoal,sempre trabalhei com teatro na igreja,e eu sempre digo que não existe nada difícil ou impossível de se fazer para Deus.Por isso adapte,readapte o texto,os personagens,o cenário.Use sua criatividade e nunca diga: “Não temos pessoas e nem recursos”.Apenas deixe Deus agir através de vocês
Uma opinião sobre “Teatro-A lenda da Oferta e da Estrela

  1. eu gostei desse teatro fala muito com vidas das pessoas ese teatro fala que nao e so a riquesa que alegre o coração mais o amor de cristo alegre mas

Deixe um comentário

