Música na sala de aula

Ensine com musica
A musica é um meio natural de comunicação e expressão.As crianças gostam de musica e ela pode ser usada como um estimulo à atividade e ao pensamento.A musica é considerada um incentivo pedagógico de grande valor.Os educadores religiosos lembram que a musica provoca atitudes,desenvolve comportamentos e forma conceitos.Por isso,deve complementar as atividades na sala de aula.
Os cânticos podem ser usados para introduzir o assunto da lição;sugerir a hora da limpeza e descanso;criar ambiente propicio à oração;enriquecer as experiências das unidades de estudo;encorajar e valorizar a dramatização;despertar sentimentos de gratidão,amor,camaradagem,interesse por missões e outros assuntos;alem de ensinar versículos e verdades bíblicas.
Escolha dos cânticos
Muito cuidado e critério devem ser usados na escolha dos cânticos.A letra e a musica devem ser consideradas.
1.       A Letra (Palavras)
1)      As crianças entendem as palavras?Tem significado e sentido para as crianças que estão cantando?Transmitem mensagens para quem esta ouvindo?
2)      A letra é correta doutrinaria e espiritualmente falando?
3)      É fiel às Escrituras?
4)      Expressa a letra idéias concretas ao invés de simbólicas?
As crianças,especialmente aquelas de oito anos de idade,pensam de maneira literal.A linguagem simbólica confunde e atrapalha.Evitemos os cânticos cheios de simbolismos,preferindo aqueles com mensagem clara e simples.
2.      A Musica
1)      Casa-se perfeitamente com a letra?
2)      Reforça a mensagem da letra?
3)      A melodia é clara e distinta?
4)      As notas estão dentro do pentagrama?As lideres,na maioria,dão um tom baixo demais para as crianças.As vozes infantis são altas e leves.
5)      A harmonia é simples?
A musica nunca deve ser considerada como simples passatempo.Canticos e musicas bem selecionados estão entre os melhores auxiliares que possuímos para o ensino religioso.
Como ensinar um cântico
  1. Conheça bem o cântico,e esteja apta para cantá-lo corretamente e de cor,sem ficar presa ao hinário.
  2. Prepare-se para ensinar um cântico usando a musica em reuniões previas,como por exemplo no período de atividades,no de transição,como musica so para ouvir,como prelúdio,interlúdio,poslúdio.
  3. Converse a respeito da letra e idéias expressas.Relacione-as com o que as crianças já conhecem,com suas experiências.Use figuras para esclarecer idéias e definir significados.Palavras desconhecidas devem ser explicadas antes de se cantar.
  4. Ensine sempre a letra em conjunto com a musica.
  5. Cante suavemente enquanto as crianças escutam.Tire o tom certo,alto e leve.
  6. Peça às crianças que cantem baixinho,ou murmurem com você,para aprenderem bem a melodia e o ritmo.
  7. Cantar frase por frase.Você canta uma frase as crianças repetem-na cantando.Em seguida,o grupo canta a musica toda.
  8. Use o cântico repetidas vezes,em diversas situações,para que as crianças fiquem familiarizadas com a letra e musica.Planeje varias experiências durante o mês,usando o mesmo cântico.
  9. Um novo cântico pode ser aprendido,primeiro por um grupo pequeno e depois apresentado na reunião em conjunto.
Importantes Nãos
1.        Não separe a letra da musica,ao ensinar um cântico.
2.        Não insista com as crianças para cantarem alto.Cantar alto para as crianças é gritar,e gritar não é cantar.
3.        Não usar acompanhamento forte.O acompanhamento deve ser bem suave,para não abafar as vozes infantis.
4.        Não use instrumento desafinado.Estraga o ouvido e as vozes infantis.O piano é o instrumento ideal para as crianças.Acordeão é muito forte.Conhecendo bem a letra e a musica,cante sem acompanhamento.
5.        Não faça exercícios de treinamento severo.Nao é necessário aprender perfeitamente na primeira vez.Aprender um cântico deve ser uma experiência alegre e feliz.
6.        Não ensine muitos cânticos novos ao mesmo tempo.No maximo dois por mês.
Atividades com cânticos
1.          Ilustre com desenhos ou figuras as palavras do cântico.
2.          Escreva a letra substituindo algumas palavras por desenhos ou figuras.
3.          Escreva a letra deixando lacunas,ter figuras ou as palavras escritas em pequenos cartões,para serem inseridos ou removidos do texto.
4.          Ilustre um cântico com figuras de revistas,jornais e outras fontes,para ser usado no flanelografo ou em pequenos cartazes.
5.          Dramatizar um cântico.
6.          Usar instrumentos musicais para o acompanhamento,tais como xilofone,escala de garrafas com água e outros da Bandinha Rítmica.
Cânticos apropriados,uma líder espiritual disposta e oportunidades,são os elementos necessários que fazem da musica uma agradável experiência de aprendizagem na vida das crianças.
Musica que ajuda as crianças a louvarem a Deus,que expressa o amor de Deus pelas pessoas e que desenvolve atitudes corretas das crianças para com Deus,Jesus  a Bíblia,a Igreja,o mundo,o lar,consigo mesma e com outras pessoas,é o tipo de musica que devemos ensinar aos pequeninos.
Fonte: Publicação da União Feminina Batista do Brasil- Aproveite estas sugestões-Conte histórias,use figuras,faça cartazes,ensine com musica
Anúncios

Uma opinião sobre “Música na sala de aula

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s