Teatro O verdadeiro Natal

Por Vilma Pires

Personagens:
Lilica

Aninha

Zezinho

Vovó Zita

Entra Aninha e Lilica conversando animadas
Lilica : Uau! Aninha,eu ganhei a bicicleta mais linda desse mundo.Ela é toda vermelhinha,da cor que eu mais gosto.E você o que ganhou?
Aninha: Ah,eu também to muito feliz.Ganhei o que eu queria:- Um celular todo rosinha e que é manero demais.Ele tem câmera,mp3,internet…tem um monte de coisa interessante.
Lilica: O que será que o Zezinho ganhou?Ele queria tanto ganhar um playstation…
Nesse instante entra Zezinho chorando
Aninha: O que foi Zezinho?Porque está chorando?
Zezinho continua chorando
Lilica: Fala logo Zezinho!Assim você nos deixa preocupadas.
Zezinho: É que…(choraminga),é que o Papai Noel não trouxe o meu Playstation que eu pedi..Aliás ele nunca traz o que eu peço…Acho que ele não gosta de mim!
Aninha: Então é isso!Zezinho,você ainda não sabe que o Papai Noel é apenas uma lenda?Ele não existe.
Zezinho: Existe sim!Todos os anos no Natal eu vejo ele nas lojas e nas ruas enfeitadas!E o meu pai me disse que esse ano ele ia me trazer o Playstation.O meu pai não ia mentir pra mim.
Lilica: Olha Zezinho,Papai Noel é uma invenção das pessoas.
Zezinho:Se ele não existe,então quem dá os presentes para as crianças?
LIlica: Não fica triste Zezinho…(Pausa),mas se você não ganhou o que queria foi porque seu pai não pode comprar.São os pais que compram os presentes.
Zezinho: Será?!(Pausa),hum…é… eu ouvi meu pai dizer para a minha mãe que talvez o Papai Noel não pudesse me dar o que pedi.É…ele falou que o Papai Noel tava sem dinheiro…(Fala pensativo).
Aninha: Olha Zezinho,se você não ganhou seu presente foi porque com certeza seu pai não tinha o dinheiro.Mas o Natal existe é para se comemorar o nascimento de Jesus que foi o maior presente de Deus para todo mundo.Espera…u conheço alguém que vai te explicar direitinho o que é o verdadeiro Natal.A vovó Zita sabe tudo sobre o verdadeiro Natal e vai te explicar.
Lilica:Puxa Aninha!Você é mesmo um gênio!Vamos chamar a vovó Zita então?
Aninha e Lilica começam a chamar vovó Zita
Vovó Zita! Vovó Zita! Vovó Zita!
Entra vovó Zita
Vovó Zita! O que foi crianças!Que berreiro é esse?
Aninha: Vovó,explica para o Zezinho que Papai Noel não existe e qual é o verdadeiro sentido do Natal.Ele está triste porque não ganhou nenhum presente e acha que o Papai Noel é que não gosta dele.
Vovó Zita: Sabe Zezinho,muitas pessoas não entendem o que é o verdadeiro Natal.Elas ficam preocupadas em fazer grandes ceias,enfeitar suas casas e comprar muitos presentes,mas se esquecem do aniversariante que é Jesus…
Vovó Zita: No Natal nos e que deveríamos oferecer a nossa gratidão como presente à Jesus,porque Ele nasceu,viveu e morreu numa cruz somente porque ama você,ama a mim,a Aninha,a Lilica…enfim Ele ama o mundo todo.Ele é nosso maior presente!Ele ama muito você Zezinho e deseja que você também o ame.
Zezinho:Puxa!Estou envergonhado com a minha atitude.É que eu pensei…(Pausa),eu não entendia direito o Natal,mas agora eu sei.O Natal é o aniversario de Jesus!Eu não vou mais ficar triste porque não ganhei o que queria Vovó Zita…agora eu entendi.
Vovó Zita: Fico feliz em ouvir você dizer que entendeu.Sabe o que você podia fazer Zezinho?
Zezinho: O quê?
Vovó Zita:Hoje a noite na nossa igreja vai ter uma cantata falando sobre o Natal;por que você não vem conosco assistir?
Zezinho:Gostei da idéia!Vou aproveitar e convidar meus pais para irem também,e vou contar para eles o que a senhora disse sobre Jesus e o Natal.E vou agradecer muito meu papai porque mesmo sem dinheiro me deu um presente.
Vovó Zita:Isso mesmo!O Natal deve ser um dia de muita alegria,porque é o dia que comemoramos o nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo.
Aninha:Então vamos nos arrumar para o culto senão chegamos atrazados.
Vovó Zita:Então já para o banho crianças.

Fim!

Essa peça eu escrevi para ser usada com fantoches,mas nada impede que possa ser encenada com crianças ou mesmo  com adultos vestidos como crianças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s