Teatro O verdadeiro Natal

Por Vilma Pires

Personagens:
Lilica

Aninha

Zezinho

Vovó Zita

Entra Aninha e Lilica conversando animadas
Lilica : Uau! Aninha,eu ganhei a bicicleta mais linda desse mundo.Ela é toda vermelhinha,da cor que eu mais gosto.E você o que ganhou?
Aninha: Ah,eu também to muito feliz.Ganhei o que eu queria:- Um celular todo rosinha e que é manero demais.Ele tem câmera,mp3,internet…tem um monte de coisa interessante.
Lilica: O que será que o Zezinho ganhou?Ele queria tanto ganhar um playstation…
Nesse instante entra Zezinho chorando
Aninha: O que foi Zezinho?Porque está chorando?
Zezinho continua chorando
Lilica: Fala logo Zezinho!Assim você nos deixa preocupadas.
Zezinho: É que…(choraminga),é que o Papai Noel não trouxe o meu Playstation que eu pedi..Aliás ele nunca traz o que eu peço…Acho que ele não gosta de mim!
Aninha: Então é isso!Zezinho,você ainda não sabe que o Papai Noel é apenas uma lenda?Ele não existe.
Zezinho: Existe sim!Todos os anos no Natal eu vejo ele nas lojas e nas ruas enfeitadas!E o meu pai me disse que esse ano ele ia me trazer o Playstation.O meu pai não ia mentir pra mim.
Lilica: Olha Zezinho,Papai Noel é uma invenção das pessoas.
Zezinho:Se ele não existe,então quem dá os presentes para as crianças?
LIlica: Não fica triste Zezinho…(Pausa),mas se você não ganhou o que queria foi porque seu pai não pode comprar.São os pais que compram os presentes.
Zezinho: Será?!(Pausa),hum…é… eu ouvi meu pai dizer para a minha mãe que talvez o Papai Noel não pudesse me dar o que pedi.É…ele falou que o Papai Noel tava sem dinheiro…(Fala pensativo).
Aninha: Olha Zezinho,se você não ganhou seu presente foi porque com certeza seu pai não tinha o dinheiro.Mas o Natal existe é para se comemorar o nascimento de Jesus que foi o maior presente de Deus para todo mundo.Espera…u conheço alguém que vai te explicar direitinho o que é o verdadeiro Natal.A vovó Zita sabe tudo sobre o verdadeiro Natal e vai te explicar.
Lilica:Puxa Aninha!Você é mesmo um gênio!Vamos chamar a vovó Zita então?
Aninha e Lilica começam a chamar vovó Zita
Vovó Zita! Vovó Zita! Vovó Zita!
Entra vovó Zita
Vovó Zita! O que foi crianças!Que berreiro é esse?
Aninha: Vovó,explica para o Zezinho que Papai Noel não existe e qual é o verdadeiro sentido do Natal.Ele está triste porque não ganhou nenhum presente e acha que o Papai Noel é que não gosta dele.
Vovó Zita: Sabe Zezinho,muitas pessoas não entendem o que é o verdadeiro Natal.Elas ficam preocupadas em fazer grandes ceias,enfeitar suas casas e comprar muitos presentes,mas se esquecem do aniversariante que é Jesus…
Vovó Zita: No Natal nos e que deveríamos oferecer a nossa gratidão como presente à Jesus,porque Ele nasceu,viveu e morreu numa cruz somente porque ama você,ama a mim,a Aninha,a Lilica…enfim Ele ama o mundo todo.Ele é nosso maior presente!Ele ama muito você Zezinho e deseja que você também o ame.
Zezinho:Puxa!Estou envergonhado com a minha atitude.É que eu pensei…(Pausa),eu não entendia direito o Natal,mas agora eu sei.O Natal é o aniversario de Jesus!Eu não vou mais ficar triste porque não ganhei o que queria Vovó Zita…agora eu entendi.
Vovó Zita: Fico feliz em ouvir você dizer que entendeu.Sabe o que você podia fazer Zezinho?
Zezinho: O quê?
Vovó Zita:Hoje a noite na nossa igreja vai ter uma cantata falando sobre o Natal;por que você não vem conosco assistir?
Zezinho:Gostei da idéia!Vou aproveitar e convidar meus pais para irem também,e vou contar para eles o que a senhora disse sobre Jesus e o Natal.E vou agradecer muito meu papai porque mesmo sem dinheiro me deu um presente.
Vovó Zita:Isso mesmo!O Natal deve ser um dia de muita alegria,porque é o dia que comemoramos o nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo.
Aninha:Então vamos nos arrumar para o culto senão chegamos atrazados.
Vovó Zita:Então já para o banho crianças.

Fim!

Essa peça eu escrevi para ser usada com fantoches,mas nada impede que possa ser encenada com crianças ou mesmo  com adultos vestidos como crianças.

Deixe um comentário

