Sacrifício inútil – teatro

Baseado em um testemunho de um missionário

Escrito por Vilma Aparecida de Oliveira Pires

CENÁRIO:
CABANA INDÍGENA,UTENSÍLIOS COMO ARCO E FLECHA,CAJADO,GAMELAS,BANCO DE MADEIRA

( TOCO DE MADEIRA ),TRAJES CARACTERÍSTICOS

PERSONAGENS:
CHEFE DA TRIBO: OTEFE

CRIANÇA: NANDIQUE

MAE DA CRIANÇA: HANA

HOMEM DA TRIBO: ALFA

ABRE-SE A CORTINA COM A MULHER RALANDO MANDIOCA SENTADA NO CHÃO E O CHEFE DA TRIBO SENTADO EM UM TOCO DE MADEIRA
ATO ÚNICO

ENTRA ALFA ARRASTANDO NANDIQUE PELO BRAÇO.( A MENINA TENTANDO SE SOLTAR )
NANDIQUE: ME SOLTA!ME LARGA…EU NÃO FIZ NADA!
A MENINA CONTINUA TENTANDO SE SOLTAR E QUANDO VÊ O CHEFE DA TRIBO GRITA:
NANDIQUE: PAPAI!PAPAI…ME AJUDA!
O CHEFE DA TRIBO SE LEVANTA E FALA NERVOSO COM ALFA
OTEFE: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?LARGA A MINHA FILHA.
NANDIQUE:PAPAI EU NÃO FIZ NADA DE ERRADO.EU SÓ ESTAVA BRINCANDO..MANDA ELE ME LARGAR PAPAI.
OTEFE: O QUE ACONTECEU?PORQUE MINHA FILHINHA ESTÁ CHORANDO?
( ALFA FICA CALADO E OTEFE INSISTE )
OTEFE:VAMOS ME DIGA PORQUE ESTAVA ARRASTANDO MINHA FILHA .
ALFA: ELA VIOLOU O LOCAL SAGRADO CHEFE.EU A PEGUEI BRINCANDO AONDE NINGUÉM TEM PERMISSAO PARA ENTRAR
OTEFE BASTANTE NERVOSO AGARRA A MENINA E A SACODE GRITANDO
OTEFE: ISSO É VERDADE FILHINHA?VOCÊ ENTROU NO LOCAL SAGRADO?É VERDADE?
NANDIQUE COM MEDO RESPONDE
NANDIQUE: EU… EU SO ESTAVA CURIOSA PARA SABER COMO ERA O LUGAR ONDE MORAM OS NOSSOS DEUSES PAPAI.
NANDIQUE ABRAÇA SUA MAE E PERMANECEM ASSIM
ALFA: E AGORA?O QUE VAMOS FAZER ?
OTEFE ABAIXA A CABEÇA DESESPERADO E FICA PENSATIVO
ALFA: A LEI DO NOSSO POVO DIZ QUE TODA PESSOA QUE VIOLAR O LOCAL SAGRADO PRECISA SER SACRIFICADA PARA ACALMAR A FÚRIA DE NOSSOS DEUSES.
OTEFE:EU SEI! MAS ELA É MINHA FILHA ( FALA GRITADO)ELA É MINHA FILHINHA QUERIDA! ( COMEÇA A CHORAR )

SILÊNCIO NO PALCO.MÚSICA TRISTE
OTEFE RESPIRA PROFUNDAMENTE E DIZ:
OTEFE: FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO.
HANA SE AJOELHA DIANTE DE OTEFE CHORANDO
HANA: NÃO VOCÊ NÃO PODE FAZER ISSO.ELA É SÓ UMA CRIANÇA.VOCÊ É O CHEFE DA TRIBO.NÃO DEIXA ELE FAZER ISSO COM NOSSA FILHA EU TE IMPLORO!
OTEFE:NÃO PODEMOS DESAGRADAR OS NOSSOS DEUSES.É A LEI.
ALFA SAI ARRASTANDO NANDIQUE QUE CHORA CHAMANDO PELOS PAIS
NANDIQUE:PAPAI…MAMAE…O QUE VAO FAZER COMIGO.EU NÃO QUERO IR .ME LARGA…PAPAI…NÂOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

MÚSICA TRISTE

HANA SAI CHORANDO.OTEFE PERMANECE DE CABEÇA BAIXA.ENTRA MISSIONÁRIO E COMEÇA A EVANGELIZAR OTEFE ATRAVÉS DE GESTOS
MÚSICA SUAVE
NARRADOR:.

AINDA EXISTE M MILHOES DE PESSOAS NO MUNDO VIVENDO NA ESCURIDAO.ELES DESCONHECEM O DEUS CRIADOR QUE SACRIFICOU O PRÓPRIO FILHO PARA SALVAR O HOMEM DA MORTE ETRNA.NÃO SABEM QUE JÁ NÃO É MAIS NECESSÁRIO SACRIFÍCIOS.JESUS É O SACRIFÍCIO PERFEITO.ELES .ADORAM E FAZEM SACRIFÍCIOS AOS SEUS DEUSES COM MEDO DE SEREM CASTIGADOS.SÃO CAPAZES DE OFERECEREM OS PRÓPRIOS FILHOS PARA SEREM SACRIFICADOS.

.”ACENDE UMA LUZ E DEIXA BRILHAR.A LUZ DE JESUS QUE BRILHA EM TODO LUGAR.TU NÃO PODES TE ESCONDER,TU NÃO PODES TE CALAR DIANTE DA NECESSIDADE,ACENDE UMA LUZ NA ESCURIDAO.”
MÚSICA BAIXINHA CONTINUA

OTEFE SE AJOELHA E FALA CHORANDO
OTEFE:POR QUÊ VOCÊ NÃO VEIO ANTES PARA ME FALAR DESSE DEUS CRIADOR?POR QUÊ?SE VOCÊ TIVESSE VINDO ANTES EU AGORA TERIA MINHA FILHA COMIGO.POR QUÊ DEMOROU TANTO…

OS DOIS PERMANECEM EM CENA CONGELADA ENQUANTO A CORTINA SE FECHA

Eu escrevi e realizei essa peça na igreja onde congrego,e foi comovente,muitos irmãos chegaram a chorar.Quando for encenar escolha músicas fortes e tristes para ficar bem dramático.Minha filha fez a Nandique,e eu mesma tive vontade de chorar por saber que isso foi algo que realmente aconteceu e continua acontecendo em muitos lugares.

Deixe um comentário

